O Break Dance em Angola

Break Dance em Angola 

O Break Dance em Angola é indicado como elemento de entrada da Kultura Hip Hop, que popularizou-se nos meados e finais da década de 80 através do filme Breakin intitulado como "A Fúria da Dança" que foi apresentado em 1985 e a segunda parte em 1987 nas salas de cinema existentes na altura, passando a fazer parte das danças de recriação escolar, de rua e nos Dancings, partilhando palco com danças populares como a Bungula, a Vaiola e a Sungura.

Destacaram-se no princípio praticantes como Paulo Kumba e Robot Street, dando espaço para outros actores que no decorrer dos tempos foram praticando e gerando grupos como Mortal Kombat e Xtilo Urbano que são hoje como referência quando falase do Break Dance em Angola. Hoje está actividade continua presente entre os elementos da Kultura Hip Hop em Angola, assim como em todo Movimento do Street Dance e a título de exemplo podemos indicar os eventos de realização regular que preenchem a agenda dos praticantes dos diferentes estilos deste elemento em Angola: Biló Baila, Breakin Confronto de Rua Dance Machine Battle Luanda Break Beat Session Confronto dos Astros).

Dentro do Break Dance destacam-se alguns Estilos, tais como:


B-BOYING Indicado por alguns conservadores como sendo o único associado a Kultura Hip Hop, onde os seus praticante executam movimentos como se de uma luta se trata-se simulando, socos e travas provocando os seus oponentes, envolvendo ainda movimentos acrobaticos no chão onde são adicionados sempre um freezy (Movimento congelado) para que possa deixar a sua marcá. Alguns nomes em Angola:



XTILO URBANO
UBUNTU - TITI BOY (3D)
B.GIRL CHANGE
B.BOY MARCOS
B.BOY ERIVAN
B.BOY LORD PINGO

LOCKING
O Loking surgiu no início dos anos 70, em Los Angeles, Califórnia, criado por Don Campbell que em 72 formou o grupo The Lockers, o primeiro grupo profissional de street dance na história. Claramente se vê no Locking a influência do Funk, segundo Shabba-Doo (Ozone no filme Break Dance), membro do The Locking, existia um passo de Funk chamado Funky Chicken, e Don foi o primeiro a fazer um passo do estilo. Muitos passos foram adicionados, como por exemplo: movimentos de braços minuciosos, usando os cotovelos, mãos e dedos, e é claro muito Funk nos pés.

Os The Lockers, fizeram shows com James Brown, Pariament, Frank Sinatra, Funkadelie, e influenciaram muitos dançarinos pelo mundo. O Locking é a street dance mais antiga e mais clássica. Apesar de Don Campbell ser o criador, outros dançarinos deram sua contribuição para o Locking, como por exemplo, Scooby-Doo e Skeeter Rabbit que criaram passos que têm os seus nomes. Em Angola destaca-se o T-Locker como um grande impulsionador do Lockin.


POPPING Surgiu no início dos anos 70 numa pequena cidade americana chamada Fresno na Califórnia. O seu criador foi Boogaloo Sam que mais tarde formou um grupo chamado Electric Boogaloo.


Popping é um estilo dentro das danças urbanas, e um dos estilos de dança funk original, é baseado na técnica de rapidamente contrair e relaxar os músculos para causar um empurrão no corpo do dançarino, referido como um pop ou uma batida. Mas o estilo ficou muito mais complexo, pois, não é tão frio como o robôt, tem muito mais energia e apropria-se de movimentos de ilusão, mímica, clown (palhaço), desenhos animados e dança indiana, e também foi inspirado por passos usados pelo cantor James Brown que ele mesmo chamava de Boogaloo (fazendo ondas pelo corpo).

Boogaloo Sam, eletrificou o robôt e somou-o ao Boogaloo de James Brown. Do Poppin também surgiu um passo muito conhecido e usado por Michael Jackson, originalmente o BackSlide (deslizar para trás), pois Moon walk como foi chamado por Michael, na verdade é quando desliza-se entorno de um circulo (Caminhada na lua). Boogaloo Sam irmão de Poppin Pete que actuou no filme Break Dance, no vídeo-clip “Beat it” de Michael Jackson entre tantos outros, fazia parte do Eletric Boogaloo. Apesar de ser criado em Fresno, muitas cidades da região como Backersfield, Sacramento e Compton, desenvolveram seu estilo e passos próprios no Popping. Isso ajudou a desenvolver mais ainda a dança e quando chegou ao mundo nos anos 80 já era algo extraordinário onde Grandes dançarinos da segunda geração como Boogaloo Shrimp (Turbo no filme Break Dance) e Poppin Taco (filme Break Dance) ficaram conhecidos no mundo inteiro por causa das suas inovações no Poppin. Muitos dançarinos da primeira geração como Poppin Pete, Skeeter Rabbit continuam activos até hoje e viajam pelo mundo, passando para as próximas gerações a verdadeira essência do Poppin, recentemente um novo género de Break dance.

Alguns nomes em Angola:
BM TOQUES
HELLIE GROOVE
JOHN MONSTER
JAY GROOVE
NAY SCARY
WIPAX

Fonte: Groove Monster
TAG