Segundo dados que tive relatam que após o filme Breakin'2 dos Electric Boogaloo que se tornou uma febre mundial nos anos 80,nessa época Angola não fico de fora dessa febre e também apareceu certas pessoas tentando fazer o que se via naquela altura."Breve Resumo sobre o surgimento do Breaking em Luanda"
E segundo relatórios mencionam figuras como: Robot Stip, Jojo Dickson, Paulo Cumba (dizem que foi uma referência na época), Sérgio Rodriguez (actual apresentador do Janela Aberta), Big Nelo, Zé Vanhola, Kool Klever (não com muita expressão) o grupo cabetula que mistura a dança popular recreativa angolana com os passos que viam no filme.
Essas referências adoptaram ou seja imitavam os passos que viam no filme de forma aleatória, sem ainda padronizarem apenas limitavam-se a fazer o que viam no filme, nos finais dos anos 80 e no princípio dos anos 90 aquela geração havia desaparecido notando-se uma decadência.Mas em contrapartida surgiu uma outra febre pra Angola que era o Tecno House influênciada por MC Hummer.
Era uma dança muito virada para o movimento Running Man, foi está febre que trouxe uma nova geração de fazedores do estilo,mas isso fugia já um pouco do Breaking (que na altura ainda era desconhecido). Nos finais dos anos 99 a 2000 foi está a data da explosão total do Hip-Hop Dance em Angola (particularmente o Breaking), nesta época como os sistemas de comunicação em Angola começavam a se expandir mais, isto levou essa geração conhecer um pouco aquilo que faziam.
Se influenciando nos vídeos clips internacionais (alguns claro)cujo surgia a aparição de Bboys, vídeos como dos KRS, One Step Into a World e muito outros mais. Entretanto a geração que surgiu nos anos 99 a 2000 tentavam fazer os movimentos que viam nos vídeos, é de realçar que ainda no ano 2000 o movimento era vago e havia poucas pessoas nessa vibe, foi então em 2001 e 2002 que surgiram pessoas, que se juntaram aquele pessoal, e começaram a ter mais informações devido algumas pessoas que traziam material do estrangeiro para Angola, como revistas de Hip-Hop, vídeos, cassetes etc..
Em 2003 esses mesmos fazedores começaram a fazer aparições em shows de Hip-Hop e eram chamados de "Acrobatas do Asfalto".Mais tarde no decorrer dos anos houve então a necessidade de organizarem-se e foi ai onde começou a surgiu as Crews "pra falarem somente de Breaking e não de Street Dancers no Geral", foi então que em 2005 e 2006 começaram a surgir mais Crews.
Uma das grandes referências foi a MK CREW(Mortal Kombat), que segundo fontes foi criada pelo Bboy Roger por experiência que recebia de um amigo que vinha da South África. Nessa mesma época segundo dados mais recentes, foram ainda surgindo nomes como os Boy Fashion, surgindo B-Boys em zonas como Sambizanga, Bairro Paraíso em Cacuaco, nos Kwanzas Bairro Hoji-ya-Henda.
Foi então que iniciou-se a GOLDEN ERA do Breaking em Luanda com aparições de grupos como:
DDR Crew, Xtilo Urbano (embora sendo da Old school), B-Dreams Crew, 1000 Break Clã, Enigma Crew, BDG Crew, Dream Team Crew, New Dreams Crew, Wanted Crew, Danger Crew, Diferencial Record, B-Dance Crew, e tantas outras Crew vão surgindo até ao momento.
Além de aparições de eventos prestigiados de Dança como a DMB, BCR, Bilo Baila, Movimento Urbano, etc onde os B-Boys e Crews passaram a defrontar-se categoricamente, este é apenas um resumo do Breaking em Luanda, em próximas ocasiões faremos abordagem sobre o surgimento do Hip Hop Dance no Geral em Angola.
Fontes: B-Boy Kila & B-Boy Titi. Apuds: Erivan Bob Hardbreaking
Sem comentários
Enviar um comentário